Pages Menu
10 motivos para escolher a Itália como país de destino para um intercâmbio

10 motivos para escolher a Itália como país de destino para um intercâmbio

Nos meus primeiros três meses de intercâmbio em Milão, estava em dúvidas se tinha feito a escolha certa. A cidade não me agradava muito e eu estava meio desanimada. Porém, hoje, depois de sete meses vivendo aqui, descobri que sim, fiz a escolha certa e vou listar dez motivos que me fizeram descobrir isso! 😀

Ponte di Castelvecchio em Verona - A cidade de Romeu e Julieta fica a 140 km de Milão

Ponte di Castelvecchio em Verona – A cidade de Romeu e Julieta fica a 140 km de Milão

  1. A comida é maravilhosa! Ok, eu sei que vocês já esperavam que o primeiro ponto fosse esse. É natural. Quando dizem que na Itália se come bem, é pura verdade! E não é só comer bem pelo gosto, mas também pela qualidade da comida. Por exemplo, alguns italianos produzem a massa e molho do macarrão em casa. Nada de molho pronto e com mil e um ingredientes! A pizza margherita também é um outro exemplo: é feita basicamente de queijo e molho de tomate, sem acrescentar milhões de coisas. Então, além de ser deliciosa, a comida também é saudável, e, por incrível que pareça, mais leve! Isso será algo que levarei comigo pelo resto da vida, tive uma reeducação alimentar completa vivendo aqui durante esse tempo.
  2. As cidades italianas são lindas! Mas esqueça esse ponto quando você vier para Milão. Brincadeira! Mas imagine só, você pegar um café, olhar para o lado e ver o Coliseu? Ou até mesmo caminhar pelas ruas estreitas, olhar para cima e ver as varandas decoradas com flores. Sem contar no tanto de história que as cidades contam por si mesmas! Simplesmente lindo!
  3. Os italianos são simpáticos! E muito lindos! Cada caminhada é garantia de muitos e muitos suspiros…! Costumam ser também muito educados e divertidos.
  4. É o país mais dog-friendly que eu conheço! Pense em entrar num bar e encontrar um cachorro sentado com o dono. Ou então, andar de ônibus com um cachorrinho ocupando um dos bancos. Gente, é a coisa mais fofa! Eles respeitam muito os animais, que são praticamente tratados como gente aqui. É cachorro para todo lado, a coisa mais linda!
Colosseo! Più bella cosa non c'è!

Colosseo! Più bella cosa non c’è!

  1. O clima é agradável! Apesar de Milão ser uma cidade um pouquinho mais fria, o clima italiano num geral é bom. Não é tão frio quanto outros países europeus e o verão parece o verão brasileiro (às vezes, até pior). E as estações são bem definidas: a primavera mal começou por aqui e as flores já estão aparecendo. Lindo de ver também!
  2. A universidade é fantástica (nesse caso, vou falar da minha experiência em Milão)! Há quem diga que o Politecnico di Milano nem pareça uma universidade de artes/design, já que eles têm uma base teórica muito mais forte que a prática, o que faz com que os laboratórios sejam poucos e escassos (em relação a grande parte das outras grandes de design). Em compensação, os professores são incríveis! Um dos meus professores nesse semestre, por exemplo, dirige o laboratório Future Concept Lab, que, só no Brasil, já atendeu empresas como a Petrobras, Melissa, Grendene e Natura. Além disso, as referências bibliográficas que eles utilizam normalmente são livros que os próprios escreveram! Demais!
  3. A língua é linda e não é difícil para quem fala português! Certamente você já ouviu alguém dizendo que escutar italianos falando é como escutar uma música. E é verdade! A língua é linda de ouvir. E para quem fala português, não é tão difícil aprender. A minha maior dificuldade aqui é reproduzir o sotaque. O “R” deles é bem difícil de pronunciar (ao menos para mim, com meu sotaque de interior de Minas). No mais, com a similaridade de algumas palavras, logo a gente vai aprendendo a língua!
  4. Os italianos se respeitam! Independente de classe social, os italianos respeitam uns aos outros. Aqui todo mundo é igual, todo mundo é respeitado (ou xingado, também) independente de classe, roupa ou qualquer outra coisa.
  5. Todas as cidades estão próximas ao mar! Como a Itália é um país pequeno, qualquer cidade em que você estiver será perto do mar. Quem mora em BH, principalmente, sabe como é chato ter que viajar mais de 450 km para conseguir ir para a praia. Milão, que é no norte do país, fica a menos de 150 km do mar. Então, é só pegar um trem e #partiupraia!
  6. Por último, mas não menos importante (muito pelo contrário!), é seguro viver por aqui! Para uma mulher que viveu tanto tempo no Brasil, então, é quase um paraíso. Os homens têm muito mais respeito e eu nunca me senti acuada, com medo. Posso caminhar por aí sem me preocupar tanto como no Brasil. Esse é sem dúvidas um dos melhores pontos.
Marina

Marina em Firenze

Então, esse são os dez motivos pelos quais eu estou adorando minha experiência de intercâmbio na Itália. Espero que depois de lê-los você também tenha ficado com vontade de vir para il bel paese! Arrivederci!