Pages Menu
2014: Neve, Visible Systems, Type and Image

2014: Neve, Visible Systems, Type and Image

Bom, eu participei do ‘Com Legenda’ semestre passado e passei por todos os posts sugeridos. Então esse semestre eu pretendo falar sobre coisas mais aleatórias, principalmente direcionado para os estudantes que vão ter aulas de inglês antes de entrar no acadêmico.

Semestre passado eu cheguei para estudar inglês primeiramente. No teste de nivelamento, eu estava no nível 2 de 4. Mas no final do ano consegui uma nota no Toefl ITP que me colocou esse semestre no nível 4. Na minha universidade, a partir desse nível é possível frequentar uma aula acadêmica. Logo que minha nota saiu, em dezembro, eu já me preparei pra escolher a matéria. Mas tudo indicava que eu teria que esperar o winter break passar pra então conversar com meu advisor aqui. E assim eu fiz. Ele me indicou uma das matérias que ele dá, Visible Systems que de cara me lembrou um pouco as aulas de ergonomia na ED, só que com mais projetos.

Cursando apenas uma matéria acadêmica é impossível tentar estágio por aqui, eu já tinha me conformado com a situação, até que o IIE (Instituto Internacional de Educação) mandou uma nota dizendo que se os créditos de inglês e acadêmicos se completassem com metade cada um, poderíamos tentar o estágio. Me matriculei então em mais uma acadêmica, permitida pela diretora do programa de inglês. A segunda é Type and Image. As aulas acadêmicas me deixaram mais empolgada, um semestre sem ver design me deixou entediada (especialmente nesse inverno).

Sala de aula, Visible Systems e Type and Image

Sala de aula, Visible Systems e Type and Image

Em Visible Systems já tivemos dois projetos de criação de pictogramas para as Olimpíadas de Inverno, de Sochi e PyeongChang. São cinco horas e alguns minutos de aula, uma vez na semana. Em Type and Image, os projetos vão de criação de layouts a diagramação de revista. A parte legal é que quase ninguém faz os projetos em casa, talvez a parte mais detalhada, mas tudo é feito em sala, com ajuda e supervisão dos professores. Além disso, há um blog, uma plataforma apenas para o curso de design gráfico onde existe cada matéria, todas as orientações, links, e-books, recomendações e projetos de outros alunos. Postamos todos os projetos em progresso e finalizados e muitas vezes temos que comentar nos posts dos colegas com críticas.

O estágio para estudantes de indústria criativa parece bem complicado por aqui. Já li bastante reclamação na internet, o processo é longo e acredito que muita gente espera conseguir uma empresa super famosa ou algo do tipo. Mas os links que nos disponibilizam (tanto na universidade quanto pelo IIE) mostra empresas de diferentes áreas, geralmente ninguém sabe onde fica ou  nunca ouviu falar.

Eu tenho uma matéria que nos direciona a como escrever currículos, resumos e todo o processo pra se conseguir um trabalho nos moldes americanos. E está ajudando bastante. Mas ainda estou no processo do currículo e provavelmente terei simulações de entrevistas nas próximas semanas, disponibilizadas por um departamento de carreiras da universidade. Minha dica pra quem vem e não terá esse processo de ajuda na universidade, é que já venha pesquisando sobre onde pretende fazer estágio. Além disso, as informações da CAPES ou do IIE demoram muito até decidirem se você pode ou não tentar, caso passe pelo inglês antes. Se eu não conseguir um, provavelmente farei mais aulas no verão.

Dias de aulas canceladas pela nevasca

Dias de aulas canceladas pela nevasca

Esse inverno está sendo bem mais rigoroso segundo os professores e estudantes. Há muito tempo não nevava tanto. Confesso que os dias sempre cinza deixam todo mundo (principalmente brasileiros) bem pra baixo e estudar é a melhor coisa a fazer na minha opinião.