Pages Menu
Aulas acadêmicas e estágio

Aulas acadêmicas e estágio

Bom, escrevo esse post já quase no fim do semestre por falta de tempo, mas há um lado bom por poder fazer um balanço das aulas acadêmicas por aqui.

Senti que a turma daqui não estava num nível tão avançado, todos temos acesso aos trabalhos dos colegas, já que todos postamos tudo num blog do curso. Existem trabalhos muito bons, mas também encontrei alguns estudantes aparentemente no início do ciclo. Isso porque, provavelmente, a disciplina que curso não é obrigatória para todos e a grade na universidade é bem flexível (posso criar minha própria grade e cursar business junto com design se eu quiser, por exemplo). Essa questão de flexibilidade é algo que me impressionou bastante. Talvez por isso eu encontro trabalhos com níveis tão diferentes.

O semestre rende bastante, tive em cada disciplina o total de quatro projetos e um projeto final que é o portfólio. Não sei se esse portfólio se aplicará em todos os semestres mas querendo ou não é mais um projeto para trabalhar grid e layout. Um dos projetos que me interessou bastante foi o que aplicamos introdução a interaction design. Foi bem básico, apenas criações de botões e a interação entre eles, mas percebi o quanto devo me aprofundar nisso.

Como expliquei no post anterior, para os trabalhos impressos não me foi cobrada uma impressão diferente, de gráfica, papéis especiais ou acabamento. Tudo foi impresso na sala de aula mesmo. Isso me deixou muito mais tranquila, sempre tive problemas com acabamentos na UEMG. Mas acredito que só não seja pré-requisito para essa aula.

Tenho só uma colega brasileira que estuda design gráfico aqui, na minha sala somente americanos que praticamente não interagem entre si. Os professores cobram nossas críticas para os trabalhos alheios e elas são feitas geralmente no blog, por comentários. É realmente relevante receber sugestões ou perceber os erros nesses comentários. Mas ainda me sinto perdida, pois nem sei bem o nome de quem é da minha sala. Minhas aulas até agora acontecem em um laboratório com 32 computadores, portanto a capacidade máxima.

Inicialmente eu não poderia tentar o estágio de verão porque estava registrada em muitas aulas de inglês. Mas depois do IIE comunicar que quem estivesse com a carga de 50% de aulas acadêmicas e 50% de aulas de inglês poderia sim tentar o trainee, meus colegas na mesma situação convenceram a diretora do programa de inglês a nos registrar apenas em duas aulas de inglês (embora assistíssemos 6 no total). Sinceramente, na hora me desesperei. Quando me encontrei com a Dane Luz, então coordenadora do curso na UEMG, antes de vir pro EUA, conversamos muito sobre a quantidade de matérias a pegar. Esse semestre foi um dos mais pesados pra mim, e infelizmente o stress aumentou demais. Então vai uma dica pros intercambistas: melhor fazer tudo direitinho com menos matérias do que se arriscar em várias. Minhas notas no inglês caíram um pouco, mas nas aulas de design tiro sempre A ou A-. Com isso, a procura de estágio me deixou um tanto desanimada.

Essa única colega brasileira que faz design já está no full academic, procurando estágio desde o início do ano e até agora infelizmente não conseguiu nada. Acredito que estágio nos EUA para alunos do CsF está cada vez mais complicado porque somos muitos alunos e, muitas vezes não temos a experiência exigida. Comecei a pensar no que faria no verão, o semestre estava cada vez mais pesado e meus pais me disseram que não viriam mais me ver (sim, isso pesou muito também). Com isso resolvi desistir do estágio, que na verdade já não estava fácil de encontrar e planejo ir a Argentina em agosto, já tenho passagens compradas aliás. No verão terei aulas de fotografia e espanhol (o que poderá ser pesado porque o que é dado em um semestre será passado em pouco mais de um mês). Até agora não me arrependi da escolha. 🙂

Uma das coisas que faço quando me sinto sobrecarregada é ir ao museu que fica bem na frente do meu prédio. E é sobre ele (e as exposições) que vou falar no próximo post.

Sala de Aula (360 graus). Site newpaltz.edu

Sala de Aula (360 graus). Site newpaltz.edu