Pages Menu
Aulas de Design de Produto na Universidade do Oregon

Aulas de Design de Produto na Universidade do Oregon

Como nem tudo é viagem no intercâmbio, vou falar um pouco sobre o meu curso e como funciona o sistema acadêmico na minha universidade.

Depois de dois termos (6 meses) estudando inglês, finalmente pude ingressar para a faculdade.

Em setembro (2014) começou o “ano letivo” para os americanos, depois das famosas férias de verão ou estágio de verão. Como foi meu primeiro termo, a gente só poderia fazer a matricula depois dos veteranos. Como estava no 4˚ ano no Brasil, fui considerado como Sênior aqui. Eles dividem a graduação em quatro anos: primeiro ano os calouros são considerados Freshman, segundo ano Sophomore, terceiro ano Júnior e quarto ano Sênior. Como haviam acabado grande parte das matérias, consegui me matricular em duas matérias de Design de Produto. Não havendo opção a coordenadora do curso me sugeriu fazer a matéria de cerâmica porque eu tive experiência com argila no Brasil.

O interessante é que no primeiro dia de aula você recebe o “syllabus” que contem todas as informações da matéria a ser cursada, assim como o que acontece em cada aula, desde o primeiro dia até o último dia de aula. Não tem erro, uma organização muito interessante e que facilita bastante na hora de estudar e fazer os trabalhos. Não precisamos ficar perguntando o professor quando que será a prova ou pra que dia é o trabalho tal. Tudo está no syllabus. E eles seguem a risca.

Aqui eles contam as horas como “créditos”. Normalmente cada aula são 4 créditos. De acordo com o Ciências sem Fronteira, somo obrigados a fazer pelo menos 12 créditos o que equivale a mais ou menos 3 a 4 matérias. Cada matéria que estou fazendo são 4 créditos, contabilizando um total de 12 créditos. Parece que são poucas matérias, mas é o suficiente. Mais que isso ficamos sobrecarregados e menos que isso é muito pouco.

Tenho aula todos os dias e cada matéria tem 3 horas de duração. Tenho duas aulas por semana de cada. É interessante destacar que cada matéria acontece em um prédio da universidade. Design de Produto normalmente acontece no prédio de arquitetura e a de artes possui oficinas espalhadas por toda a universidade. O campus é relativamente grande, mas como moramos dentro dele fica fácil se locomover.

Acho que é isso. Fico por aqui e até a próxima.

Aula de cerâmica

Aula de cerâmica