Pages Menu
Bergen: Uma volta pela cidade

Bergen: Uma volta pela cidade

A Noruega (Norge em norueguês) é um país nórdico (aurora-boreal, frio, fjords, sol da meia noite), que apesar de europeu, rejeitou participar da União Européia. O país funciona aos moldes da cultura escandinava, oferecendo subsídio ao ensino superior, saúde universal além de outros tipos de  bem-estar sociais os quais são extremamente valorizados por aqui. Estes padrões mantêm o país na classificação de melhor país do mundo em IDH (Índice de Desenvolvimento Humano ) há mais de dez anos. Também é considerado o país mais pacífico do mundo. 🙂

É um país pequeno em população, aproximadamente 5 milhões habitantes e a moeda é a coroa norueguesa (krone). O idioma nativo é o Norueguês (norsk), que é uma língua germânica. O norueguês falado tem quatro dialetos diferentes, sendo os mais utilizados o Nynorsk e o Bokmål. Durante a era viking ocorreram grandes mudanças no dialeto, como a influência do cristianismo e o alfabeto latino.

Bergen é a segunda maior cidade do país, com 300.000 habitantes, faz parte do condado de Hordaland e foi a capital da Noruega até o ano 1299, quando Oslo se tornou a capital.

Os pontos mais marcante da (LINDA!) paisagem de Bergen, são as sete montanhas que cercam a cidade (tornando Bergen a cidade mais chuvosa da Europa…) e a região de Bryggen, que é patrimônio da humanidade da UNESCO. Bryggen é um dos pontos turísticos mais visitados da Noruega tendo como características belas construções originais datadas do ano 1070(!!!) sobreviventes aos diversos grandes incêndios ocorridos na história da cidade e que continuam em uso, como lojas de souvenir, bares, museus e até uma boate.

Arco-íris em Bryggen

Arco-íris em Bryggen

As principais atrações da Noruega, em geral, são externas, as incríveis vistas, natureza e as belas cidades. Em Bergen, os fiordes (grandes entradas de mar entre altas montanhas rochosas)  são maravilhosos e um deles pode ser visto de um ponto turístico muito bonito e de fácil acesso, que é a casa de verão do Rei. Fica sempre aberta a quem quer que seja, somente restringindo o acesso quando a família real se encontra no local. Tem um belo jardim e fica a 10 minutos de caminhada da moradia estudantil onde moro.

Gamlehaugen e Fjord

Gamlehaugen e Fjord

Gamlehaugen - Fjord

Gamlehaugen – Fjord

Fjord - Helleneset

Fjord – Helleneset

Outro destaque é a igreja Stavkirke conhecida como Igreja Viking, em meio a um bosque maravilhoso também a 10 minutos de Fantoft. A igreja vermelha, Johanneskirken, é um ponto de referência para quem anda pelo centro da cidade, e é muito bonita, com estrutura vermelha e verde, bem diferente das igrejas encontradas na Itália e outras regiões latinas por exemplo. A arquitetura charmosa por toda a cidade também chama a atenção.

Johanneskirken

Igreja Johanneskirken

Igreja Johanneskirken

Igreja Johanneskirken

Igreja Stavkirke

Visitando a Igreja Stavkirke

Stavkirke

Stavkirke, a Igreja Viking

Outra ótima característica de Bergen: é uma cidade universitária = arte, cultura e ares frescos :).

Continuo a falar sobre Bergen no próximo post!

Montanha - Stoltzekleiven

Montanha – Stoltzekleiven