Pages Menu
Compre a vida na internet

Compre a vida na internet

“-Hey! Onde compro isso?”

“-Lá no taobao.com.”

Imagine qualquer coisa que uma pessoa precise no dia a dia… Os chineses compram na internet. Sério! No início achei o Taobao.com (淘宝), espécie de mercado livre chinês, uma maravilha, pois qualquer objeto que eu pensava em comprar aparecia lá. Apesar do sistema de organização visual dos chineses ser muito poluído, dava para traduzir algumas palavras e finalizar as compras. Entre amigos, havia uma espécie de competição para ver quem comprava mais e qual era o tempo de entrega mais rápido. Uma vez comprei um jogo no domingo às 16h e na segunda feira às 11h, no meio da aula, o vendedor me mandou uma mensagem dizendo que estava me esperando na porta com a encomenda em mãos.

Jogos, roupas e até mesmo bacalhau tem como comprar pelo Taobao.

Jogos, roupas e até mesmo bacalhau tem como comprar pelo Taobao.

Mas comprar na internet é seguro? Nem sempre. Alguns amigos tiveram cartões clonados, mas não é motivo para parar de comprar, pois eles conseguiram o dinheiro de volta e descobriram mais alternativas. O Jingdong.com (京东) é uma espécie de loja virtual com vários artigos. O diferencial dela é que todos os produtos são obrigatoriamente originais, e quase sempre é possível marcar a data e o horário da entrega. Ah! Sem falar que possui a opção “pagar na entrega”, com dinheiro ou cartão para evitar qualquer problema. É um dos melhores sites para comprar calçados e outros produtos que precisam de troca imediata.

Os chineses são acostumados a colocar números para substituir nomes. Os emails parecem números de telefones e na sala de aula são chamados pelos números de matrícula.

Os chineses são acostumados a colocar números para substituir nomes. Os emails parecem números de telefones e na sala de aula são chamados pelos números de matrícula.

E comida…? Sim! Os chineses também pedem comida pela web. Existe um site/app fantástico chamado Ele.me (饿了么 significa “Ainda está faminto?”) que você se localiza e depois ele mostra uma lista de restaurantes próximos. Cada restaurante possui seu cardápio e para confirmar seu pedido, eles enviam um código por mensagem ou te ligam falando este código. Pronto! Aí quando a comida chegar… É só pagar e se deliciar. Eu achava pura preguiça… Mas é incrível a variedade de restaurantes e tipos de comidas que aparecem.

Na sala de aula meus trabalhos eram assinados com o meu número de matrícula e as pessoas na rua não perguntavam meu nome... Pediam meu número do QQ (espécie de MSN, chat por mensagem de texto, Chinês).

Na sala de aula meus trabalhos eram assinados com o meu número de matrícula e as pessoas na rua não perguntavam meu nome… Pediam meu número do QQ (espécie de MSN, chat por mensagem de texto, Chinês).

Os celulares passaram a ser parte do corpo dos Chineses. Quase todas as pessoas possuem baterias externas e até mesmo os mais idosos não deixam de lado a internet. O mandarim pode ser usado de duas formas. Uma seria pelo teclado em Pinyin, que é uma espécie de digitar os sons dos caracteres pelo teclado QWERTY, com as letras ocidentais. A outra maneira seria desenhando os próprios caracteres. No início, meus amigos e eu tínhamos que tirar fotos das placas e torcer que os aplicativos conseguissem traduzir por imagem, só que a caligrafia chinesa é muito difícil de entender. Depois que aprendemos a “escrever” em chinês, o uso dos dicionários ajudou bastante a entender a cultura, os lugares e a procurar por coisas novas. Devido à gramática do mandarim ser bastante simples, conhecendo os caracteres, dá para entender quase tudo.

Os chineses estão passando tanto tempo nos celulares que praticamente tudo está se adaptando para a forma de app!

Os chineses estão passando tanto tempo nos celulares que praticamente tudo está se adaptando para a forma de app!

Uma das disciplinas que tive oportunidade de cursar mostrava, com gráficos e outras fontes de dados, que os chineses estão passando tanto tempo nos celulares que praticamente tudo está se adaptando para a forma de app. Comprar, jogar, pedir um taxi, assistir novela, conversar, fazer novos amigos, estudar… Até no Deserto de Gobi tinha internet de alta velocidade, 4G!!!

Até o próximo post!

卢瑞尔