Pages Menu
Eu estudo aqui : DePaul University

Eu estudo aqui : DePaul University

Como já citado em postagens anteriores, DePaul University (http://www.depaul.edu/Pages/default.aspx) é a instituição em que estudo aqui nos Estados Unidos. É uma universidade privada e católica fundada em 1898, que possui dois campi na cidade de Chicago e dois nos subúrbios (equivalente à região metropolitana). No campi da cidade, há o Loop Campus (localizado no centro) e o Lincoln Park Campus ( situado em uma área domiciliar famosa por seus parques e zoológico).

Nesse vídeo, podemos ter uma visão mais detalhada do campi:

No Loop Campus está o College of Computing and Digital Media (http://www.cdm.depaul.edu/Pages/default.aspx) . Todas as aulas relacionadas à design são ofertadas por essa escola e lecionadas em diferentes prédios espalhados pelo Loop Campus. O CDM (como falamos aqui) oferece uma variedade de cursos relacionado ao mundo digital, tendo maior foco em Ciência da Computação, Informação da Tecnologia e Desenvolvimento de Jogos (não é de surpreender a presença de tantos asiáticos por aqui). Além desses cursos, há Animação, Cinema Digital, Computação Gráfica e, last but not least, Design Gráfico. A estrutura dos prédios possui laboratórios de computadores com todos os softwares relacionados aos cursos (o que é ótimo, porque baixar e crackear nos EUA é problema e comprar é muito caro), além das próprias salas de aula que também possuem computadores.

Um dos laboratórios de computadores da universidade

Um dos laboratórios de computadores da universidade

O sistema acadêmico dos Estados Unidos é diferente e muito mais flexível do que o do Brasil. Como estou aqui com o visto de categoria J­1, tenho que cursar o mínimo de 12 créditos por quarter (são quatro por ano, de acordo com as estações). Para alunos do Ciência sem Fronteiras, 75 % dos créditos devem ser relacionados ao curso estudado no Brasil. Em universidades daqui, o aluno não precisa seguir toda a grade curricular do curso à risca. Se o major de um aluno é Design Gráfico, ele pode, ao mesmo tempo, fazer um Minor, cursando matérias em qualquer outro curso. Essa interdisciplinaridade possibilita ao aluno montar seu próprio curriculum acadêmico de acordo com o campo de estudo em que deseja se especializar.

Estrutura da sala de aula da universidade

Estrutura da sala de aula da universidade

Por isso, o curso de Design Gráfico oferece matérias relacionadas à várias possibilidades no design, como Web Design, Tipografia, Ilustração Digital, Design de Embalagens, Branding e Design Editorial. Há também as matérias básicas que são Processo de Desenho no Design e os Workshops de softwares da Adobe (o que não temos na UEMG). Assim como no curso do Brasil, há também aulas de Semiótica e História do Design. No meio de todas essas matérias, acho produtivo para o intercâmbio e interessante cursar aquelas inexistentes na minha universidade no Brasil. No momento, uma das aulas em que estou matriculada é Tendências no Design Gráfico Contemporâneo, uma matéria teórica que retrata um tema bem atual e específico.

Curso de Design Gráfico, DePaul University: http://www.cdm.depaul.edu/academics/Pages/Current/Requirements-BFA-In-Graphic-Design.aspx

No Lincoln Park Campus, há o Arts and Letters Hall, um prédio inteiramente dedicado ao Departamento de História da Arte e Arquitetura, e outros cursos das Ciências Humanas. Lá, curso a matéria Explorando Práticas e Profissões em Museus: Museus de Chicago Como Casos de Estudo. O Arts and Letters Hall é um lugar muito agradável, com áreas de convívio social e quadros e esculturas espalhados pelos corredores.

Arts and Letters Hall, DePaul University: http://offices.depaul.edu/president/strategic-directions/master-plan/Pages/arts-and-letters-hall.aspx

Dentro do Arts and Letters Hall:

Todos os ambientes da DePaul University são muito bem estruturados, oferecendo conforto aos alunos e professores. Tem sido muito bom estudar aqui.