Pages Menu
Festivais e eventos culturais em Bergen

Festivais e eventos culturais em Bergen

Bergen é considerada ”O portal dos Fjordes da Noruega” e tem um forte porto de cruzeiros onde a famosa feira dos pescadores ocorre todo ano, recebendo turistas do mundo todo.

A cidade tem muita história e tradição e gosta de receber visitantes com seu charme de cidade pequena. Aqui se localiza uma das mais antigas orquestras sinfônicas do mundo, primeiro teatro nacional do país, uma série de festivais internacionais, e toda uma série de museus e instituições, além de ser o local de nascimento do compositor Edvard Grieg. A cidade tornou-se uma Capital Europeia da Cultura em nos anos 2000.

Começarei com 17 de maio, o dia/evento mais legal da Noruega! Acontece em todas as cidades do país e, em Bergen, é considerado por muitos especial! 17 de maio é o dia da constituição, uma forte e importantíssima tradição pros noruegueses. Logo pela manhã todos se vestem com trajes típicos e bem elegantes, comem um banquete, o famoso café da manhã com champagne e vão desfilar pelas ruas da cidade. Na cidade acontece uma parada gigante, onde há lugar para todo mundo desfilar nos carros ou mesmo caminhando como representantes de algum grupo social específico. Por exemplo, desfilamos com os outros estudantes internacionais do programa Erasmus, representando a união dos estudantes internacionais. Tem lugar pros pedreiros, bombeiros, policiais, músicos e por aí vai. E isso é um forte indicador do senso de igualdade presente na cultura norueguesa, onde todos são importantes! Os famosos Russ, estudantes se formando pelo colegial, também têm seu espaço, onde em meio a músicas tradicionais e bandas ao vivo, passam com uma van em festa, “bagunçando” a formalidade com música eletrônica e brincadeiras com o público. A cidade toda fica enfeitada e alegre, músicos em cada canto fazem roda de instrumentos improvisando músicas típicas e músicas atuais. Este foi o momento que mais me senti imerso na cultura norueguesa, e vou sempre lembrar com bastante carinho.

Café da manhã

Café da manhã no 17 de Maio

17 de Maio - Público

17 de Maio – Público

Desfile Erasmus

Desfile Erasmus

17 de Maio - Estudantes Internacionais

17 de Maio – Estudantes Internacionais

Trajes típicos

Trajes típicos

Músicos no Festival de 17 de Maio

Músicos no Festival de 17 de Maio

Noite de fogos

Noite de fogos

Bergen também tem uma forte tradição com o Natal, a cidade se decora e faz grandes eventos para celebrar a instalação da árvore de Natal na cidade.

Árvore de Natal

Árvore de Natal

O Festival anual de Bergen é um dos mais importantes eventos culturais da cidade, é o maior nos países nórdicos em seu gênero e tem um grande número de atividades em música, dança, literatura, artes visuais, folclore etc. O festival ocorre espalhado em diversos pontos importantes da cidade, incluindo ruas e praças com shows e exposições gratuitas.

Com o Festival de Bergen, vem os Festival nas Sete Montanhas, quando acontece a tradicional caminhada nas sete montanhas, que é uma atividade muito popular em Bergen, e o Festival Internacional de Bergen também participa desta tradição. É muito divertido porque vários artistas internacionais participantes do Festival de Bergen ficam nos topos das montanhas aplaudindo e tocando para os caminhantes.

7 Mountains Festival

7 Mountains Festival

Festival de Bergen

Festival de Bergen

A moradia estudantil aqui não fica pra trás e faz Festival de Fantoft. Com referências vindas do Woodstock (meu deus, não chega nem perto), o festival é um incentivo aos estudantes de Fantoft. São seis horas de paz, amor e música nos jardins da moradia, com diferentes DJ’s e esportes ao ar livre, além de comida de graça!

Bergen ressoa com música e tem alguns dos melhores coros do país. Tem grandes músicos de jazz que improvisam pelas ruas da cidade em dias ensolarados e nos grandes festivais da cena. O NattJazz é um destes.

O Midnight Reflection – A Silent Concert é um ótimo evento para quem se interessa por novas experiências áudio visuais. Consiste em um show de luzes silencioso em pleno maravilhoso lago de Byparken, na qual quem compra o ingresso recebe fones de ouvido para acompanhar a trilha musical do show.

Midnight Concert

Midnight Concert

Silent Concert

Silent Concert

Até o próximo post!