Pages Menu
Festival Lumiere, Design da Luz

Festival Lumiere, Design da Luz

Acabo de voltar de uma experiência linda na cidade de Derry, Irlanda do Norte.

Uma cidade muito bonita e que este ano foi eleita a cidade da cultura da Irlanda.

Como é sabido de muitos, a Irlanda do norte é marcada por revoltas e  confrontos políticos bem recentes, incluindo o triste episódio do ‘Domingo Sangrento’ em 1972. Não quero entrar nas questões políticas da cidade, mas pelo pouco que caminhei na região existem ainda marcas da divisão que havia entre católicos e protestantes: muralhas, pinturas nas paredes e esculturas que marcam partes dessa história. Contudo, para nós visitantes é um passeio bastante rico.

Destaco aqui o Festival Lumiere, que ví durante a noite. Uma intervenção artística em diversos locais da cidade. Obras de artistas e designers de vários lugares do mundo, com a proposta de interferir no espaço público e desviar o olhar das pessoas para outros aspectos da cidade.

Para nós designers é uma inspiração e tanto, algo que pode ser adaptado e projetado em qualquer espaço urbano.

'Twice Upon a Time', Ocubo

‘Twice Upon a Time’, Ocubo, oito escolas locais, em torno de 120 crianças, trabalharam em uma animação que apresenta um mundo imaginário.

'Twice Upon a Time', Ocubo

‘Twice Upon a Time’, Ocubo

'Twice Upon a Time', Ocubo

‘Twice Upon a Time’, Ocubo

'The Travellers', Cédric Le Borgne

‘The Travellers’, Cédric Le Borgne

'Voyage', Novak

‘Voyage’, Novak

'Voyage', Novak, projeção de uma colorida viagem no tempo inspirada nas histórias do escritor francês Júlio Verne, na loja de departamento Austins.

‘Voyage’, Novak, projeção de uma colorida viagem no tempo inspirada nas histórias do escritor francês Júlio Verne, na loja de departamento Austins

Segue o link do festival para quem se interessar:

http://www.lumiere-festival.com/derry-londonderry/

Derry: Cidade da Cultura

http://www.cityofculture2013.com/