Pages Menu
Hora de aventura – Parte X:  Estágio

Hora de aventura – Parte X: Estágio

Nesse verão decidi fazer algo diferente, tomar uns bons drinks numa piscininha hehe… não. Durante essa época escaldante do ano canadense realizei um estágio em uma empresa chamada New-Small and Sterling Studio Glass. Basicamente eles são um estúdio/ galeria, localizado em Granville Island, que produz e vende peças de vidro feitas a mão.

Durante aproximadamente três meses tive o prazer de trabalhar com uma equipe extremamente atenciosa e disposta a repassar seu conhecimento. Nessa ocasião tive a oportunidade não só de ver de perto todo o processo de produção, mas também aprendi a soprar e manusear o vidro e dar acabamento nas peças.

Eu e a galera do trabalho

Eu e a galera do trabalho

Foi incrível vivenciar o processo de produção, acompanhando dos sketches até a exibição e venda das peças. Bem, basicamente, tudo começa com um projeto e areia derretida a um pouco mais de 1.000 ºC. O mais interessante é que o projeto não só tem que considerar os equipamentos disponíveis e seus limites de produção, mas também as habilidades manuais do designer.

Vasos esculturais

Vasos esculturais

Vaso com acabamento by me | André Vitarelli

Vaso com acabamento by me | André Vitarelli

A técnica de soprar vidro consiste em coletar uma certa quantidade de material dentro do forno com um cano de metal. Depois disso começa todo o trabalho manual para moldar e construir o produto. É um processo muito dramático e complexo, qualquer erro ou falha poderá levar ao descarte da peça. Encontrei esse vídeo que dá uma visão bem básica do trabalho com vidro:

O mais interessante é que a entrevistada compara o trabalho a uma dança, e realmente a maneira que você se movimenta durante o processo é essencial.

Depois que a peça esfria está pronta para o acabamento, onde se utilizam inúmeras lixas, máquinas e técnicas para se obter os mais variados efeitos no vidro. Ao final do processo a peça é exposta na galeria e chega ao consumidor.

Concluindo, foi uma vivência muito gratificante,  onde pude obter muita experiência na área de materiais e por em prática os estudos teóricos.

Até a próxima aventura!

Vasos de Ikebana

Vasos de Ikebana