Pages Menu
Istambul: tradição x inovação

Istambul: tradição x inovação

A Turquia estava no topo da minha lista de lugares que queria conhecer, um país dividido entre Europa e Ásia, com uma história muito rica e uma cultura mesclada entre oriente e ocidente.

Enquanto planejava a viagem tive dúvidas com relação ao tipo de roupa que deveria levar, como me comportar sendo uma turista mulher (fui com mais uma amiga) num país onde a religião islâmica ainda predomina. Ficamos em um bairro histórico tradicional em Istambul, Sultanahmet, frequentado por muitos homens, principalmente mais velhos, para fazer suas rezas. Lá existem várias mesquitas, mercados típicos, praças e parques. A arquitetura e os detalhes de decoração são muito distantes das outras cidades da Europa.

Interior da Mesquita Azul, Sultanahmet |

Interior da Mesquita Azul, Sultanahmet

Praça de Sultanahmet

Praça de Sultanahmet

Grande Bazar, o maior mercado coberto de Istambul

Grande Bazar, o maior mercado coberto de Istambul

Nessa região, como um gesto de respeito à cultura local, usamos roupas que cobriam os ombros e as pernas. Mesmo assim ainda houve um assédio constante dos turcos – que era intensificado por sermos mulheres, quando andávamos com algum homem, o tratamento mudava.

Em contraste com as regiões históricas existem bairros novos, muito frequentados por jovens turcos, que transmitem um ar totalmente diferente do tradicional com pubs, arte de rua e lojas de departamento ocidentais. Várias garotas muçulmanas já não usam o Hijab (véu). Conversando com alguns estudantes de Istambul descobri que a vestimenta da mulher na Turquia se tornou mais um posicionamento político do que religioso.

Rua de bares e galerias em Karakoy

Rua de bares e galerias em Karakoy

Café em Taksim

Café em Taksim

Os bairros modernos e os jovens turcos realmente me surpreenderam, eu nunca imaginaria que lá poderia me sentar em um bar, no meio da rua para conversar sobre política e religião tão abertamente com eles. Istambul é uma cidade incrível e que superou todas as minhas expectativas!

Estreito de Bósforo, Istambul

Estreito de Bósforo, Istambul