Pages Menu
Já foi metade…

Já foi metade…

Metade do meu um ano tão esperado já passou, e aí?

E ai que eu não quero voltar.

Mas voltemos ao início.

Muita coisa acontecendo ao mesmo tempo: morar sozinho, 3 línguas no dia-a-dia, tanta coisa legal na universidade que não sei por onde começar nem o que escolher e como absorver tudo isso. Mas vai além, vai de amadurecimento também. E como, pessoal e porque não, profissional. É claro que não sou o mesmo desde que deixei o Brasil, mas acho que foi um período de tempo bem curto para tantas mudanças.

E é isso, não esperava que fosse tão legal quanto eu pensei que seria quando decidi escolher Suécia no CsF.

Sobre a educação, eu digo que é excelente. Aqui tem tudo, tudo mesmo. A infra-estrutura é incrível, de computadores à oficina e 24h por dia e a 7 dias da semana à disposição para ser usufruída. Mesmo com tantos projetos diferentes, sempre tem umas aulas a mais de Photoshop, Illustrator, inDesign, Rhino, modelagem na oficina, sketch. A rotina é sempre corrida e tal, mas a atmosfera é motivante. Só sei que me sinto privilegiado de estar aqui, tentando guardar tudo que eu ouço, vejo e aprendo. Meu curso aqui é um laboratório, para conhecer todas as oportunidades em que posso trabalhar e as vezes é frustrante receber tanto conhecimento e não ter tempo suficiente pra absorver e digerir tudo, a parte boa é que no final você acaba sabendo o que quer fazer depois de tanta escolha, eu espero.

Sobre a vida, eu não quero largar minha bicicleta e já dá pra andar pela cidade de cara limpa à -3 graus como qualquer sueco, constatei que não morro de fome porque aprendi a cozinhar, e muito bem, separar o lixo é essencial, reclamar da temperatura como todo mundo aqui, apreciar e valorizar o sol, tirar o sapato antes de entrar em qualquer casa, me vestir em camadas e nunca, nunca, subestimar o frio, “tentar” ser pontual e inglês virou língua primária e já dá para falar sueco de vez em quando.

Já cheguei a conclusão de que o mundo realmente é plano, e que dá pra estudar e trabalhar em muito lugar por aí. Quase todos os projetos aqui tem esse insight de que vai ser aplicado à verdadeira realidade e não fica só no “fantástico mundo do design”. Depois daqui acho que sei que posso escolher onde eu quero ficar, estudar e morar, depois de tantas experiências.

P.S.: Um conselho pra quem está prestes a viajar é: Controle seu dinheiro 😛

Sunset - O por-do-sol mais bonito que já vi

Sunset – O por-do-sol mais bonito que já vi

UID – Umeå Institute of Design

UID – Umeå Institute of Design

Hej då!