Pages Menu
Minha nova vida acadêmica

Minha nova vida acadêmica

Durante esse semestre, só tive aulas de inglês. Consegui o curso de imersão que, segundo o programa da CAPES duraria um semestre, de setembro a dezembro. A ideia é conseguir a nota suficiente para me registrar em matérias de design no semestre que vem, embora alguns diretores do programa de inglês não acreditem que alguns níveis vão conseguir. O que recomendo é que, se algum estudante conseguir um curso de imersão ao idioma, que aproveite ao máximo, mas não deixe de questionar esse curso. Tempo, provas, didática. Peça mais exames, simulados e mais suporte se sentir necessidade. Em algumas universidades nos E.U.A. os programas de inglês andam fazendo de tudo para estender esse semestre de imersão para um ano e isso infelizmente reduz a academia para um semestre, com riscos de que o aluno não faça estágio.

Aparentemente, os cursos acadêmicos não têm tantas aulas por dia como o curso de imersão. Mas minha semana se divide em quatro matérias: leitura e escrita, conversação e audição, tópicos especiais e gramática. Na segunda tenho todas as aulas, das 9:25 ás 16:20 com intervalo para almoço. Depois da segunda, eles destacam uma ou duas matérias a cada dia da semana, deixando alguns horários vagos.

O programa de inglês de New Paltz é bem famoso e os professores são muito bons. Eles estão sempre dispostos a conversar sobre qualquer dúvida ou problema (com horário marcado, o famoso office-hours) e muitas vezes nos encontramos para que possamos opinar sobre as aulas e o peso das tarefas. Cada professor cobra um livro como material, apenas. E agora, no fim do curso posso confirmar que eles conseguem usar o livro inteiro dentro de sala.

Tivemos vários testes e alguns trabalhos avaliativos durante o semestre, mas as notas também são distribuídas entre tarefas fora da classe e participação. Atraso e ausência são toleradas pouquíssimas vezes, já que em um terceiro atraso consideram como ausência e na terceira ausência o aluno pode perder o curso. Mesmo estudando com alunos de todo o mundo, os professores levam isso muito a sério, e é o básico pro ensino intensivo.

As aulas são em maioria ministradas por professores de longa data em New Paltz, com muita dinâmica e boas propostas. Os horários vagos durante a semana, foram muitas vezes preenchidos com outros programas, como o Conversation Table que prepara um almoço para estudantes internacionais conversarem ao máximo e melhorarem sua pronúncia; o Conversation Partner que oferece um estudante americano para conversar uma vez por semana (ele pode te ajudar em tarefas ou coisas do tipo, é só pedir), jogos e passeios que de alguma forma, facilitam a interação do estudante com o inglês e com a cultura norte americana.

Conversation Table

Conversation Table