Pages Menu
Nova rotina

Nova rotina

Em breve estarei completando 1 ano de intecâmbio, o tempo voa!

Quando ainda estava no Brasil, passei por uma época que não sobrava tempo pra nada: final de semestre com trabalhos complexos, estágio, além das papeladas e preparativos para o intercâmbio que tomam muito mais tempo do que se imagina! Dormir bem já era um artigo de luxo!

Para mim, essa troca de rotina foi uma espécie de respiro!

A faculdade daqui tambem exige bastante dos alunos, os trabalhos são cada vez mais complexos, porém a pressão é bem menor.

Como intercambistas, temos uma liberdade maior para escolher matérias de acordo com nossos interesses e temos espaço para projetos pessoais e experimentações!

Experimentações no laboratório de serigrafia

Experimentações no laboratório de serigrafia

Projeto de ilustração - barba, cabelo e bigode

Projeto de ilustração – barba, cabelo e bigode

Flatmates - Brasil, Alemanha, China, Espanha

Flatmates – Brasil, Alemanha, China, Espanha

Divido um andar de uma moradia com mais 11 estudantes. O que a longo prazo poderia ser cansativo, mas para esse período de intercâmbio é excelente. É ótimo entrar em contato com pessoas novas, de lugares e culturas diferentes.

A comida alemã não é das melhores, é bom estar preparado para comer muita massa, batata e carne de porco. Mas não é nada dramático, da pra achar de tudo por aqui. O refeitório da Universidade, por exemplo tem várias opções boas e baratas para os estudantes. Mas na maioria das vezes faço comida em casa mesmo. Ter que cozinhar e lavar louça me incomoda bem menos do que almoçar sozinho em um restaurante avulso por falta de tempo.

Lembro que quando entrei na ED, meu plano era ir pra aula de bike todos os dias, já que não era um trajeto tão longo. Consegui manter por um semestre. Logo depois os trabalhos foram aumentando e o tempo diminuindo, já não sobrava energia para as pedaladas. Aqui pude retomar esse hábito sem problemas, já que Freiburg é uma cidade pequena, plana e repleta de ciclovias. O transporte público é excelente, mas a bicicleta acaba sendo a opção preferida de muitos por aqui, principalmente no verão!

Vôlei de praia na moradia estudantil

Vôlei de praia na moradia estudantil

Outro hobby recuperado aqui é a prática de esportes com mais frequência, já que muitas vezes nem preciso ir longe, pois logo na minha moradia tem quadras para volei de praia e futebol, meus esportes preferidos. Além disso existe um programa esportivo extenso oferecido para os estudantes daqui.

É claro que, voltando ao Brasil vou ter que abrir mão de muita coisa da minha rotina atual, mas faz parte. O certo é que essa mudança de ambiente veio em hora boa e deixará saudades!