Pages Menu
Novas experiências em Eugene, Oregon, USA

Novas experiências em Eugene, Oregon, USA

Estudo Design de Produto na Escola de Design da UEMG em Belo Horizonte e quando estava no 5˚ período, resolvi me inscrever para o Ciências sem Fronteiras. Depois de muito tempo esperando pelo resultado, (quase 10 meses depois) recebi a notícia de que estudaria na University of Oregon, situada na cidade de Eugene, no estado de Oregon, costa oeste do Estados Unidos. Como forma de nivelamento, no edital 143 do EUA, eles forneceram a prova do TOEFL PBT de graça para os candidatos. Minha nota foi inferior a 500 pontos, então tive a chance de estudar 6 meses de curso de ingles na própria universidade americana, para aprimorar a língua, antes de ingressar para o curso de graduação. Ou seja, 1 ano e 6 meses de intercâmbio. Sim, bastante tempo! Cheguei no dia 28/03/2014 e tenho “contrato” até o dia 31/08/2015.

Confesso que não estava preparado para ir para uma cidade pequena e pouco conhecida, queria ir para Califórnia, Miami, Nova York entre outras cidades famosas, como é o desejo de todos os estudantes. Mas, fiquei sabendo o resultado junto com uma amiga do mesmo curso, que também foi mandada para cá no mesmo edital e mesma época, o que me deixou mais tranquilo. Além disso, já tinha um outro amigo da mesma turma da Escola de Design que já estava estudando aqui e foi de grande ajuda para me repassar informações a respeito da cidade e da universidade, e falou muito bem sobre Eugene. Então procurei relaxar e aproveitar ao máximo essa experiência, já que é uma bolsa de estudos que poucos tem a o oportunidade de usufruir.

Eugene é linda! Uma cidade relativamente pequena (156.185 habitantes), muito verde e aconchegante. É a segunda maior cidade do Estado do Oregon. Fica a 2 horas de Portland e é perto do Estado de Washington. O interessante também é que fica perto da Califórnia e Las Vegas, cidades que são paradas obrigatórias no EUA. O verão é quente e seco, média de 25˚C e o inverno é frio e úmido, podendo até nevar. A cidade é conhecida por sua beleza natural, ideal para quem gosta de praticar esportes, tais como mountain-bike, atletismo, arvorismo, entre outros.

Vista da cidade de Eugene, em Skinner Butt, após um dia de pedalada

Vista da cidade de Eugene, em Skinner Butt, após um dia de pedalada

É aqui que está localizado também a University of Oregon, onde vou estudar no próximo semestre. Ela foi fundada em 1876, uma das mais antigas universidades da costa oeste dos EUA. É bem famosa na região e vários estudantes que moram em cidades próximas escolhem estudar aqui, por ter vários cursos renomados. Possui um campus excelente e uma infra-estrutura de dar inveja. Vários laboratórios e salas de aulas muito boas. Restaurantes excelentes, preparada para atender os mais de 25 mil alunos que estudam aqui anualmente.

Dia de verão no campus da University of Oregon

Dia de verão no campus da University of Oregon

Eugene é conhecida também como a cidade onde a NIKE nasceu. Philip Hampson “Phil” Knight, fundador da NIKE, é natural de Portland e formou-se na University of Oregon. Por isso, ele é fã do time de futebol americano daqui. Ele ajudou a construir os principais estádios da universidade e patrocina os principais eventos esportivos que acontecem aqui. O Autzen Stadium é sensacional, e agora vai começar a temporada de futebol americano, mal posso esperar!!

Cerimônia de apresentação dos jogadores no Estádio Autzen Stadium

Cerimônia de apresentação dos jogadores no Autzen Stadium

Enfim, estou adorando o intercâmbio! Uma experiência muito bacana e única, que com certeza, vou levar pra vida inteira. As vezes a saudade bate e dá vontade de voltar pra casa, mas é natural e faz parte do processo. Para quem está em dúvida se faz o Ciências sem Fronteiras ou não, faça!!! Independente do país. O governo está investindo muito dinheiro em cada um dos estudantes e acho que poucos teriam uma oportunidade como essa. Então aproveitem porque não sei quanto tempo vai durar esse programa.

É isso, até a próxima!