Pages Menu
O que dizer de Halifax, essa cidade que conheço há pouco, mas considero pakas?

O que dizer de Halifax, essa cidade que conheço há pouco, mas considero pakas?

Halifax, localizada na província de Nova Scotia no Canadá Atlântico, é uma cidadezinha peculiar. Por aqui podemos encontrar o mar, cemitérios no meio da cidade, vários edifícios históricos e belos parques. É um lugar com um ar de cidade pequena, mas com tudo que uma grande cidade tem para oferecer.

A população de estudantes daqui é simplesmente enorme, pois Halifax é sede de várias universidades. Por isso a quantidade de pubs é quase assustadora, sempre tem gente jovem nas ruas e os supermercados oferecem terças com 10% de desconto para estudantes (spoiler: é um caos).

Cheguei aqui cerca de vinte dias atrás, para estudar na Nova Scotia College of Art and Design (NSCAD). Um aluno me buscou no aeroporto e fez um pequeno tour, e desde então já fiquei encantada. Os eventos da “semana de calouros” só serviram para reforçar a ótima primeira impressão. O tour pelos campi também ajudaram muito, porque um deles é um conjunto de prédios antigos, conectados bem estilo frankenstein formando basicamente um labirinto. Dez a cada dez dentistas pessoas se perdem lá.

O Canadá tem me recebido muito bem, apesar da dificuldade inicial para encontrar um quarto pra alugar. As pessoas fazem jus ao estereótipo de boa educação: sejam alunos, funcionários de estabelecimentos, ou até mesmo estranhos. Quando pegamos o ônibus pro lado errado no primeiro dia de aula (porque claro que isso iria acontecer), uma moça viu a confusão e desespero estampados em nossas faces e já de cara ofereceu para ajudar a gente a descobrir que ônibus pegar.

Uma coisa que eu fiz, e recomendo para qualquer outro intercambista: Assim que você descobrir para onde vai, dá uma “stalkeada”… Digo, pesquisada. Procure ver trabalhos de quem estuda ou já estudou no lugar. Não tenha medo de puxar um papo. Eu fiz duas amigas daqui pela internet, e elas foram super simpáticas quando chegamos. Nos levaram num tourzinho, fizemos um piquenique e elas até pagaram o nosso Tim Hortons ❤. Também é bom caso você precise de ajuda com coisas do tipo: “Qual plano de celular vocês recomendam?”, “Como você cumprimenta as pessoas?” ou”Qual a chance da gente morrer no inverno?”.

Tour

Em Halifax

Meu coração nerd também totalmente se enche de amor nesse lugar. Primeiramente, TEM UMA LOJA DE QUADRINHO DE VERDADE e eu definitivamente não vou gastar todo o dinheiro que eu ganhei do governo nela. E depois, mal posso esperar pelo meu primeiro Halloween genuíno. Num dos shoppings que fomos tem uma loja E N O R M E (e temporária) dedicada só pra fantasias e decorações.

Socorro, tem nem um mês e já tá assim o-o

Socorro, não tem nem um mês e já tá assim! o-o

Já na área acadêmica… Foram só duas semanas até agora. Mas já nos encheram de trabalhos por todos os lados. Eu tive a oportunidade de pegar duas aulas em uma área um pouco diferente da minha (eu faço Design Gráfico no Brasil e peguei aulas de ilustração). Estou adorando, apesar de achar que meus colegas de classe estão num nível bem acima de mim. Acredito que é sempre uma boa experiência tentar estudar coisas dentro dos seus interesses mas diferentes das oferecidas em “casa”.

E é isso, longe de casa pela primeira vez, aos dezoito-quase-dezenove anos, em outro país. Sabe como dizem… Go big or go home. Até agora tenho me virado bem. Espero aproveitar bem esses meses aqui para aprender, ter novas experiências e aventuras e, de quebra, tentar deixar uma boa impressão do Brasil pros gringos haligonianos*.

*Haligonians. Não fui eu que escolhi. Tá na Wikipedia, podem confiar.