Pages Menu
Para não se preocupar: Utilidades para designers

Para não se preocupar: Utilidades para designers

Uma das minhas preocupações quando cheguei aqui na Austrália foi não saber onde encontrar algumas facilidades que nós alunos de design precisamos o tempo todo. E quando eu digo “facilidades”, eu quero dizer gráfica rápida e lojas de papelaria/materiais. É engraçado como as visitas a esses lugares são tão recorrentes (e necessárias) na nossa vida e como acabamos nos habituando com o que temos à mão — seja por confiança ou mesmo praticidade.

Eu não trouxe nada dos meus materiais “artísticos” pra cá: lápis de cor, pincéis, tinta, aquarela, pasta, blocos de folha, etc., então uma das primeiras providências que tomei logo depois de ter arrumando meu cantinho foi procurar um lugar pra comprar o que eu precisava. Foi então que eu descobri a Officeworks, e gente, foi paixão à primeira visita! Ela é uma loja de escritório e materiais super completa, tem de tudo mesmo (até móveis) naquele galpão maravilhoso. Quando eu preciso de qualquer material pra algum trabalho, lá é o primeiro lugar que eu procuro. Uma das vantagens é que fica pertinho da RMIT e pertinho da minha casa (<3 morar no centro!), mas a melhor parte mesmo é que fica aberta até 9:30h da noite durante semana! Ah, e ela também funciona como gráfica rápida, mas eu até esqueço disso porque primeiro que a impressão é muito cara e segundo que, aparentemente, a qualidade não é das melhores — já vi professores reclamando (mas quebra um galho, com certeza).

Outra loja de materiais artísticos pertíssima da RMIT é a Melbourne Artist’s Supplies. Essa lojinha é limitada à materiais artísticos mesmo e eu só a descobri porque um dos meus professores pediu um material bem específico e recomendou que comprássemos lá (ai, esses professores me apresentando lojas cheias de coisa que eu não tenho como comprar, que pecado). A loja é pequena mas cheia de coisa legal, bem clima ateliê mesmo, sabe? As vendedoras são super fofas e me pareceu que elas já estão acostumadas com os alunos procurando coisas específicas em determinadas épocas do ano — a cara da lojinha. Queria ter mais trabalhos (a.k.a. desculpas) pra comprar coisas lá, mas enquanto não tenho, evito passar perto pra não cair em tentação. #chateada

Uma outra lojinha legal é a Eckersleys, que conheci também através de uma professora. Ela é o meio-termo entre a Officeworks e a Melbourne Artist’s Supplies: Não tão enorme e diversa como a primeira, nem tão pequena e específica quanto a segunda. Eu não costumo ir muito lá porque é a que fica mais longe da minha casa, mas como eu sei que ela oferece desconto para estudantes achei válido incluí-la nesse texto.

Com a questão dos materiais “artísticos” resolvida, ainda restava-me uma preocupação. A maioria dos nossos trabalhos no Brasil exigem impressão em gráfica e eu me perguntava como seria aqui… Na minha experiência em relação às matérias que cursei, acabei me surpreendendo com a exigência de trabalhos impressos! Na RMIT eles têm uma plataforma online onde enviamos a maioria dos trabalhos, e também é por lá que recebemos nosso feedback e notas. Por isso, na maioria das vezes os professores pedem algo impresso apenas para facilitar a correção — quando pedem! Nesse caso, podemos imprimir nossos trabalhinhos nas impressoras da própria faculdade, que imprimem até o formato A3 com qualidade justa, ficam espalhadas por todos os prédios e andares e o preço é bem menor (!!!).

Alguns trabalhos são exceções e exigem uma qualidade de impressão melhor, ou formato diferente, ou até mesmo outros tipos de papéis. Nesse caso, eu vou em uma gráfica rápida recomendada pelos meus professores: a Dinkums. Na primeira vez que precisei ir até lá, morri de medo de ter que pagar uma fortuna, mas, felizmente, não foi o caso. O preço é semelhante ao das gráficas no Brasil, e a qualidade e atendimento são ótimos! Sem contar que é pertinho da faculdade e funciona todos os dias (até mesmo domingo!).

Criei um mapinha no Google Maps pra ajudar vocês a terem uma noção das distâncias de um estabelecimento pro outro – e da faculdade. Pra acessar é só clicar no link embaixo da imagem!

E também uma listinha com o contato das empresas:

Officeworks

http://www.officeworks.com.au

Endereço: QV Centre Russell Street – Melbourne VIC 3000

Telefone: (03) 8665 6400

—————————-

Melbourne Artist’s Supplies

http://melbourneartsupplies.com.au

Endereço: 34-36 Little La Trobe Street – Melbourne VIC 3000

Telefone: (03) 9639 6622

—————————-

Eckersleys

https://www.eckersleys.com.au

Endereço: 97 Franklin St – Melbourne VIC 3000

Telefone: (03) 9663 6799

—————————-

Dinkums

http://www.dinkums.com.au/

Endereço: 460 Swanson St – Carlton VIC 3053

Telefone: (03) 9349 4355

E-mail: dinkums@dinkums.com.au