Pages Menu
Performing Arts

Performing Arts

Estou cursando o segundo ano de  Performing Arts no IT Sligo.

No segundo ano os alunos podem escolher se focam a graduação em atuação ou em design teatral. Sou da turma de design, somos 12 alunos, e esse é o número máximo de alunos, as turmas de design tem um número reduzido de alunos pra que todos tenham orientação durante as aulas e também um computador para as aulas no laboratório. Meu horário é integral, tenho aulas de segunda à quinta, geralmente entre 9h da manhã às16h da tarde.

Nesse semestre tenho seis matérias: Culture Performance & Representation – 20th Century:  uma matéria teórica onde estudamos a fundo o  Modernismo e seus reflexos na dramaturgia, filosofia, psicologia e representação. Há também uma outra matéria que se chama: Culture Performance & Representation – Film,: nesta estudamos cinema, assistimos e analisamos o cinema focando nos reflexos e influências dos filmes no contexto teatral, e Visual & Material Culture I – matéria que os cursos de design, arquitetura e teatro cursam juntos.

Das materias práticas:  – Digital Media for Performing Arts I: noções básicas de photoshop. –Studio Skills I – que é dividida em duas matérias:  uma delas é como nossa Representação Técnica II, que temos desenho arquitetônico ( mas até então bem menos detalhada), e a outra é aula de Auto Cad, no laboratório.

E a material de prática projetual que estudo agora se chama: Theatre Design II – consiste em um projeto de cenário para uma peça já escolhida pelo professor. Esse semestre estamos trabalhando na peça: A Slight Ache – Harold Pinter.

Temos também projetos paralelos para desenvolver o processo criativo.

Todas as matérias são de 5 créditos, o equivalente a aproximadas 28h de estudo semanais. Pelo que vemos é menos tempo que estudamos na UEMG, mas funciona bem pra nos dar mais tempo para estudar e trabalhar nos projetos.

As avaliações, bem como as matérias teóricas sempre pedem no final do semestre uma ou mais “essays”: uma dissertação com um determinado número de palavras relacionadas a algo ensinado em sala de aula. Exigem a formatação acadêmica seguindo as normas técnicas. Quanto às práticas cada uma tem seu trabalho final. Apenas uma dessas matérias vai exigir uma prova no fim do período e a data da prova é só em janeiro. Os exames não são aplicados por professores, há um orgão específico para isso na faculdade.

Os professores são bem amigáveis e tranquilos, acho que como toda faculdade, a didática de ensino varia muito entre eles também. Sempre que podem disponibilizam textos durante as aulas e alguns deles deixam várias fontes de pesquisas disponíveis na plataforma “Moodle”.

A qualidade do meu curso no Brasil não deixa nem um pouco a desejar com o que estou fazendo agora. Na verdade, muitas das coisas que vejo aqui eu já aprendi na UEMG, com professores muito bons também. A diferença é maior na estrutura da escola, serviços disponíveis e facilidades que os alunos possuem que ajudam bastante o dia a dia acadêmico.

Studio skills - Prefiro RT com o Glauco

Studio skills – Prefiro RT com o Glauco

Theatre Design, projeto: Me in a Box, reintrepretando um grafite dos gêmios numa caixa

Theatre Design, projeto: Me in a Box, reinterpretando um grafite dos gêmeos numa caixa

Apresentando seminário sobre o filme Cidadão Kane

Apresentando seminário sobre o filme Cidadão Kane

Culture, Performance & Representation – 20th Century – matéria de muita leitura e escrita

Culture, Performance & Representation – 20th Century – matéria de muita leitura e escrita