Pages Menu
Relacionamento virtual

Relacionamento virtual

Neste post vou abordar um assunto um pouco diferente, mas que considero como de grande relevância (pelo menos pra mim) para o sistema acadêmico: o relacionamento professor/aluno através da internet. Aqui na minha universidade eles utilizam um programa que chama “blackboard” e o “duckweb”, que equivalem ao “web giz” da uemg, porém é bem diferente.

Quando fazemos a matrícula na faculdade, fazemos um e-mail específico para esses sistemas. Quando comecei a usá-los ainda nas primeiras aulas de inglês no início do intercâmbio, fiquei um pouco confuso e tentava evitá-los porque eram complicados de navegar. Porém, todas os professores de todas as matérias utilizam essas plataformas para colocarem as notas, mandarem os slides das aulas e atualizar informações relevantes sobre a matéria. Então, fui forçado a aprender a utilizá-los para não ficar para trás. Mas logo depois acostumei e percebi o quão era importante para nós estudantes.

No “blackboard” a relação é específica entre professor e estudante, já o “duckweb” fica para assuntos relacionados a matrícula, certificados, contas etc. Os dois sistemas funcionam muito bem, embora sejam um pouco difícil de entender em um primeiro contato. O legal é que temos todas as informações relacionadas ao curso e nossa faculdade ao nosso alcance, evitando em algumas situações, ter que ir no escritório do coordenador para resolver problemas por exemplo. Tudo se resolve através desses sistemas!

Se comparado ao sistema “web giz” adotado pela UEMG, percebo que o mesmo deveria receber um pouco mais de atenção. Essa plataforma existe apenas para o aluno ver suas notas, possuindo funções que na maioria dos casos nunca são abertas pelos alunos, porque não tem nenhuma utilidade e não são utilizados pelos administradores. Acabamos tendo que ir na lojinha para imprimir os textos relacionados a aula por exemplo. E para conversar com um professor, apenas pessoalmente ou por e-mail.  O que considero desnecessário. Sem contar os diversos problemas com a matrícula que acontecem repetitivamente todos os anos. Para que o webgiz existe então?!

Esse foi um ponto que me chamou atenção quando entrei pra minha faculdade aqui dos EUA e que achei interessante compartilhar com vocês. Gostaria de saber a opinião de outros intercambistas e saber como é feita essa relação em suas universidades. Abraço e até a próxima!

Sistema Web Giz

Sistema Web Giz, Universidade do Estado de Minas Gerais

Blackboard

Blackboard, University of Oregon