Pages Menu
Reta final e as produções do semestre

Reta final e as produções do semestre

Já entrando na reta final deste semestre, apresento aqui no Com Legenda, para o conhecimento de todos e em especial de quem estiver interessado em vir para a Hungria, alguns dos trabalhos que foram desenvolvidos com os alunos brasileiros aqui na faculdade de Fine Arts em Budapeste.

A faculdade nos deu uma liberdade de matérias a serem escolhidas e com diferentes propostas e horários flexíveis. Decidi então cursar a língua húngara, uma disciplina teórica de Arte Contemporânea que é bem diversa, entre documentários, conversas e visitas a museus, contando com assuntos ligados à arte e o mundo; além dessas tem também três matérias práticas. Uma destas é Autodesk Maya, um software de modelagem e render muito usado e com resultados que impressionam. Neste primeiro semestre aprendemos os comandos básicos e as primeiras dicas de modelagem e até de render neste programa que é bastante complexo e que será continuado no segundo semestre.

Xícara modelada no 3D Maya

Resultado das aulas práticas

3D Maya

Outra matéria prática é chamada de Representação Visual, onde podemos escolher entre duas salas, uma denominada life drawing onde há modelos vivos ou partes do corpo humano, como esqueletos para serem analisados e colocados no papel, e também tem outra sala em que o professor monta uma cena com objetos geométricos, trabalhando luz e sombra e a observação. Está sendo muito interessante porque ainda não tinha tido nenhum contato com essa forma de estudo. Este tipo de desenho trabalha muito a nossa paciência e o nosso envolvimento com o trabalho, são 4 horas semanais sentados na sala com diferentes cenas, onde tento expressar e aperfeiçoar o traço cada vez mais.

Life drawing

Life drawing

A terceira prática que estou exercendo neste semestre é a Tipografia. No início achei que fosse essencialmente o estudo tipográfico, mas o professor lida com diversas coisas relacionadas ao design, à arte, ao mundo visual em geral. É uma aula diferente pois muitas vezes iniciamos diversas discussões e o professor nos instiga a pensar e ao mesmo tempo expor nossa opinião. Neste curso também fizemos pequenos projetos visuais, e um deles está abaixo; a tarefa foi um projeto hipotético para a reestrutura da sinalização dentro da área de um hospital aqui da cidade, onde tivemos que ir fazer uma visita.

Além dessas três, participamos de um workshop de animação e Motion Graphics onde aprendemos os comandos básicos do Adobe After Effects. Foi uma semana de seis horas diárias de aula, mas que valeram a pena e resultaram nestes 20 segundos abaixo. A professora distribuiu conceitos na qual cada aluno deveria trabalhar, confira no link abaixo.

https://flic.kr/p/q4cbpN 

Gostei muito do resultado mesmo sem nunca ter tido contato com este software antes, já foi um primeiro empurrão nesta nova técnica.

Este foi o primeiro de muitos workshops que temos expectativas, como aula de caligrafia e também outro que será um aprendizado e conhecimento das técnicas mais antigas de impressão, que já estão programadas para o segundo semestre até então.