Pages Menu
Seis dias em Dutch Lands

Seis dias em Dutch Lands

Depois de umas e outras experiências viajando, muita gente, assim como eu, chega a conclusão que é bem mais interessante conhecer um país visitando alguém que mora nele e sabendo mais sobre a vida cotidiana dessas pessoas. Assim não caímos em roteiros comuns e nem  temos aquele gasto de dinheiro grande que turista sempre tem. Decidi então comemorar meu aniversário perto dos meus amigos designers, que estão estudando na Holanda: Ana Kossoski e Caio Vita.

Canal em Amsterdam

Canal em Amsterdam

Huis Marseille, Museu de Fotografia, Amsterdam, Países Baixos

Huis Marseille, Museu de Fotografia, Amsterdam, Países Baixos

Desembarquei em Eindhoven com destino à Enschede, uma cidadezinha que fica na fronteira entre os Países Baixos e a Alemanha. De cara já percebemos como o transporte dentro das cidades e entre elas é muito funcional e organizado, você chega em qualquer lugar com muita facilidade. Não é tão barato para um turista, mas pra estudantes na Holanda tem desconto.

Enschede é muito interessante, mesmo sendo uma cidade pequena, ela é bastante completa; compra-se de tudo lá e em comparação com a Irlanda, por exemplo, é tudo bem barato. Nem vou entrar em méritos da arquitetura do país, salvo que  em toda Holanda a arquitetura é muito singular e diversificada, diferente de tudo que vi até então.

O que me atraiu muito foi a qualidade do design gráfico na cidade, em todas as cidades que fui. No branding das lojas, livretos de museus, embalagens, flyers e publicidade em geral. Já existe um cuidado nos detalhes até nas coisas mais simples. Tudo que se vê é bem harmônico e bem resolvido, e trás uma sensação, uma experiência bem legal.

Enschede, bike

Enschede bike

Durante o passeio em Enschede, pude conhecer a Universidade que a Ana Kossoski, minha “brother” de Design Gráfico na UEMG, está agora estudando.

Saxion classroom

Saxion classroom

A Saxion é uma faculdade que tem sede em Enschede e também em outra cidade, chamada Deventer. Tem cursos de bacharelado, mas também tem minor e master em algumas áreas. A Ana está cursando matérias no curso de Textile Engineering e em  Arts & Technology.

Saxion Textile Engineering

Saxion Textile Engineering

Segundo a Ana:  “O curso de Arts & Technology aborda muito pouco a área de artes, mas desenvolve bastante a prática na área criativa, principalmente nas áreas audiovisual e programação.” Pude dar um passeio pelos ateliês e conversei com ela sobre como funcionam os cursos por lá. “O curso de Textile é muito interessante, e eu sinceramente sinto falta de algo do tipo em Belo Horizonte. É um curso que não aborda só moda, mas também adota outras funções técnicas para o tecido. Foi muito interessante descobrir outros materiais, e ver que dá pra fazer design com isso.”  A infraestrutura é impecável, tudo bem acessível e aparentemente organizado.

Saxion Textile Engineering

Saxion Textile Engineering

Percebi também que há locais de exposição de trabalhos dos alunos, (que não são tão melhores que os da ED), vitrines, pequenos stands, o que deixa o local com uma atmosfera interessante para a criação, algo que poderia ser muito facilmente aplicado na UEMG. Algo muito válido  na Saxion e até mesmo na minha universidade na Irlanda, é o acesso e oportunidades à pratica de esportes e academia. Contribui muito na rotina de estudos e no bolso dos estudantes.

Saxion Graphics

Saxion Graphics

De estação a estação, cheguei até Den Haag, a cidade do Caio. Nunca havia ouvido falar sobre ela até chegar lá, meu conselho: google it! As imagens da cidade são incriveis, tive pouco tempo pra conhecer, mas é visualmente diferente de Amsterdam. Haia, como é também conhecida, é a atual sede do governo dos Países Baixos. A arquiterura da estação central foi o que mais me chamou atenção. Só vendo pra entender: http://www.benthemcrouwel.nl/portal_presentation/transport/the-hague-cs

Den Haag, Países Baixos

Den Haag, Países Baixos

Se alguém quiser realmente conhecer a Holanda, vá sim a Amsterdam, mas não se prenda nos roteiros tradicionais. Viaje de trem e procure conhecer os Dutchs.

Voltei de lá apaixonada, certamente é um lugar onde quero voltar, e quem sabe um dia estudar também.

Den Haag Centraal, Países Baixos

Den Haag Centraal, Países Baixos

 

Den Haag Centraal, Haia, Países Baixos

Den Haag Centraal, Países Baixos