Pages Menu
Sobre estudar em um Campus de Arte na Suécia

Sobre estudar em um Campus de Arte na Suécia

Como parte da Universidade de Umeå, as disciplinas de Design, Arquitetura e Artes são ministradas em um campus diferente, longe do campus principal, mais ou menos como na UEMG.

A parte legal do campus é que este reúne os prédios de Artes, Design e Arquitetura e, além disso, uma galeria para os estudantes de artes. O Sliperiet , que consiste em uma mistura de makerspace, lab, studio e incubadora, reunindo pesquisadores, estudantes, empresas e público em geral, e o Bildmuseet, que conta com exposições tanto de artistas locais quanto internacionais.

Mesmo sendo uma cidade pequena, Umeå foi a Capital Cultural Européia no ano passado, o que movimentou muito a cidade, com vários eventos culturais e até um app pra reunir e deixar mais fácil de acompanhar tudo que estava acontecendo. O app é Umeå2014, e contava com cerca de dez eventos na cidade todos os dias mas, infelizmente, não funciona mais esse ano, embora ainda aconteçam eventos pela cidade. Pegando o gancho com assuntos de eventos interessantes, hoje vou falar do Bildmuseet.

A exposição internacional atual conta com duas instalações de Rafael Lozano-Hemmer, que mistura tecnologia com luz, som e animação, no qual o resultado depende do espectador. Particularmente o impacto visual e o fato de que o espectador é um dos elementos para compor significado à obra, foram as duas coisas que mais me atraíram nesta exposição.

A primeira, é a Pulse Room. Você entra numa sala escura e vê várias lâmpadas apagadas no teto e um pedestal com duas barras suspensas na parte superior, como uma espécie de volante. No pedestal, você segura essas barras e depois de cinco segundos, isto aqui acontece:

As lâmpadas pulsam de acordo com a sua frequência cardíaca e boom, fiquei um tempo parado contemplando essa sala enorme com o ritmo da minha pulsação, como se eu estivesse dentro do meu coração vendo o que se passa. Bem bonito.

Na segunda, Draft of Shadows, você o controla o rádio com sua sombra. Com as estações projetadas na parede, a interferência na luz que sua sombra provoca se torna o controle e, dependendo da área em que a sombra é projetada, uma estação é selecionada. Além disso, o volume é controlado de acordo com o tamanho da sua sombra.

Draft of shadows (close)

Draft of shadows (close)

 

Draft of shadows

Draft of shadows – Controle de rádio por sombra

Pra quem se interessa por design de interação, ou pelas obras, vale a pena conferir o site do Lozano-Hemmer:

http://www.lozano-hemmer.com/index.php 

Vi ses, hej då!