Pages Menu
Tipografia Basca

Tipografia Basca

Logo nas primeiras semanas em que estive aqui no País Basco, pude notar a presença frequente de um estilo tipográfico nas ruas. Sabendo da cultura nacionalista existente na região e observando o contexto de uso do tipo, já fui percebendo que o uso desses tipos não era nenhuma modinha, mas sim que fazia parte da expressão de identidade social e da valorização da cultura local. A utilização do tipo como uma forma de se diferenciar acabou se transformando numa marca, tornou-se um dos símbolos da identidade vasca.

É praticamente impossível sair de casa sem ver pelo menos uma vez uma dessas tipografias. Ela está espalhada por todos os lados. Placas de padaria, floricultura, auto escola, cabeleireiro, ônibus, carros corporativos, prefeitura, embalagem vinhos, biscoitos e outros produtos locais.

A seguir alguns exemplos onde a tipografia aparece como elemento identitário.

Tipografia em diversos contextos

Uso da tipografia em diversos contextos

Essas tipografias, sem dúvida fazem parte da representação visual da ideologia nacionalista, mas obviamente, nem todas as pessoas que utilizam o tipo vasco no comercio, nos produtos e outros são nacionalistas separatistas, muitas o utilizam por se identificarem com a letra que representa seu país e que está presente nos elementos folclóricos locais.

Como podem reparar, não há uma preocupação ergonômica na construção da tipografia, prevalecem as características manual e irregular, que na minha opinião é o que chama atenção e deixa o tipo mais atrativo ao olhar.