Pages Menu
Um monstro chamado Fim de Período

Um monstro chamado Fim de Período

Não importa onde ou o que você estuda, fim de período é uma correria sem tamanho. Aqui na Australia estamos nas nossas últimas semanas de aula e pensei em dividir um pouco como funcionam as aulas e os trabalhos acadêmicos na Monash.

No curso de Design – que por sinal chama Communication Design aqui – a grade curricular não é inteiramente fixa. Existem algumas matérias obrigatórias para cada ano mas você preenche a grade com matérias eletivas e a parte mais legal é que existem MUITAS eletivas, dos mais diferentes assuntos. Design de Jóias, Animação, Ilustração, são alguns exemplos. Dessa forma você pode moldar o seu curso de acordo com os seus interesses e ainda assim ter a mesma base dos outros alunos.

Essa possibilidade foi especialmente interessante para mim, pois pude escolher aulas de assuntos que me interessavam ou que eu achava que precisava de um upgrade em relação ao que já tinha tido no Brasil.

Durante esse ano, a minha principal matéria foi Design Studio: uma matéria de 8 horas semanais, divida em 2 dias e que se estende pelos 2 semestre do ano. Eu achei essa matéria sensacional principalmente por causa da estrutura que é bem diferente do Brasil. Ela funciona em uma rotatividade de professores: cada professor tem 3 semanas para apresentar o briefing para os alunos, acompanhar o projeto e dar um feedback ao final. Bem corrido né? Tanto para os professores como para os alunos.

O mais legal é que durante as 12 semanas do semestre, temos a oportunidade de fazer 4 projetos que geralmente são bem diferentes entre si – cada professor é “especialista” em uma área e tenta passar isso para os alunos. Nessa matéria eu já fiz alguns trabalhos como: uma revista sobre subculturas, uma série de 3 capas de livro, material promocional para um evento, a identidade visual de um museu, uma embalagem de chocolates. Essa variedade é muito positiva, já que exercitamos diferentes áreas do design e não ficamos estagnados em um projeto só, tudo é bem dinâmico!

Mas o que mais se destaca, na minha opinião, em relação ao ensino do Design na Monash são os professores. Primeiro porque o corpo acadêmico é repleto de figuras importantes e influentes do design australiano (e até mundial!). No começo eu não fazia ideia de quão famosos eram os meus professores, até que tive a brilhante ideia de procurar alguns nomes no google e me surpreendi! Isso é claro, funciona como um fator de motivação, quem é que não vai querer impressionar?

Depois, porque os professores dão um valor imenso ao acompanhamento do seu projeto. Aula, aula mesmo é bem pouca: normalmente se resume a algumas apresentações de referências e workshops sobre o tema. Todo o resto é voltado para orientação 1:1, em que o professor senta do seu lado e te dá um feedback sobre o seu desenvolvimento. E sem pressa nenhuma. Os professores conversam durante muito tempo com cada aluno, até que qualquer dúvida tenha sido sanada.

Isso foi muito importante no meu desenvolvimento aqui, já que o melhor jeito de melhorar é através de um feedback detalhado. E claro que não adianta só apontar defeitos – os professores daqui sempre oferecem soluções, alternativas para melhorar o seu projeto. Muitas vezes eles até pediram que eu abrisse o arquivo no meu computador e fizeram algumas mudanças para que eu entendesse melhor. A relação entre o aluno e o professor é bem próxima, todo mundo é muito solícito e pra mim, essa é a melhor característica daqui.

Como deu pra perceber, o volume de aulas e de trabalhos é bem grande na Monash. O curso de design é de 3 anos, mas em nenhum momento você deve pensar que eles têm menos volume de conteúdo, inclusive eu acho que têm até mais (sabe-se lá como conseguem encaixar tanta coisa!). Então é de se imaginar que eu estou ficando louca durante essa semana!! Mas é algo que vale a pena quando você gosta das matérias que está fazendo e, principalmente, consegue perceber alguma evolução pessoal. 🙂

P.S.: Compartilho com vocês um dos meus trabalhos durante esse semestre – uma embalagem para 3 barras de chocolate. Fiquem a vontade para dar um feedback, é sempre bem vindo!

Briefing Communication Design Studio | Sweet Indulgence Chocolate Packaging

 

Embalagem para 3 chocolates

Embalagens para 3 chocolates | Design Studio

Embalagem de chocolates | Design Studio

Embalagem de chocolates | Design Studio

Embalagens de chocolate | Design Studio

Embalagens de chocolate | Design Studio