Pages Menu
Um novo país, um novo dia a dia

Um novo país, um novo dia a dia

Bom, como o título dessa redação diz um novo país, um novo dia e aqui na Austrália os dias são bem diferentes dos do Brasil e até um dia do outro também. Aqui a quantidade de horas aulas é relativamente baixa, temos 4 aulas de 3 horas cada. As aulas podem ser a qualquer hora do dia e as vezes são divididas em 2, 2 horas de palestra e 1 de tutorial (é o equivalente a nossa aula normal na sala de aula com alunos perguntando e fazendo exercícios em sala).  Temos muitos trabalhos a fazer o que faz com que o restante da semana seja tão ocupado quanto aos dias que estamos em sala de aula. Pra chegar até a universidade é bem tranquilo, a Australia possui muitas ciclovias e poucos morros o que ajuda bastante na prática do transporte/esporte.

 Já em casa as tarefas são divididas pelo número de moradores da casa, mais especificamente por quartos. O lixo cada um tira em um dia diferente da semana.  Acho que a casa sinceramente nunca acostumarei (moro em uma casa com mais 5 estudantes ) e morar em uma casa só com meus pais e irmã parece uma ideia bem melhor agora. Mas, quanto mais pessoas, mais barato fica o aluguel e em Sydney o preço do aluguel é uma loucura de caro. Um apartamento em um bairro relativamente ruim (mas perto da universidade) com 2 quartos e 1 banheiro é 750,00 dólares por semana.  Prepare-se para morar com todos os tipos de pessoas em um intercâmbio. Comer em casa fica mais em conta, o transporte também não é barato. Mas a qualidade de vida é outra, muitos parques verdes, sem violência, igualdade aqui é uma realidade.

A bolsa dá pra viver sem muitas regalias. Você deve escolher aonde vai economizar pra poder gastar em outras coisas de sua preferência. Mas ela sempre cai de 3 em 3 meses, e é necessário ir ao banco transferir o dinheiro para sua conta local. Só é permitido transferir de 1000 em 1000 dólares. O nível de vida dos Australianos é bem alto, eles recebem muito bem em qualquer tipo de trabalho, então não tente acompanha-los. Sydney é uma cidade grande e tem muitas e muitas praias, muitos shoppings, muitos restaurantes, muitos lugares para turistar, mas prepare-se que não é muito barato, mas, dá pra fazer.

Infelizmente tive a chance de visitar vários hospitais por aqui. Um amigo meu, passou mal do coração, algumas vezes, e até foi internado. Os hospitais são muito bons e contam com toda infraestrutura necessária. A fila de espera, cheguei à conclusão que, existe em todo lugar. As farmácias são idênticas às do Brasil, o que muda é que pra tudo você precisa de uma prescrição médica, para tudo.

Relatei um pouco sobre o dia a dia e algumas diferenças e semelhanças entre os países. Ainda existe muito mais pra relatar mas, no geral, o choque cultural não foi grande, agora o tal do Jet lag…

Darling Harbour, Sydney, Austrália

Darling Harbour, Sydney, Austrália