Pages Menu
Uma volta por Bilbao – Parte II

Uma volta por Bilbao – Parte II

Continuando o passeio pelas ruas de Bilbao, vou mostrar aqui mais registros de outros lugares interessantes pra visitar na cidade.

Aos olhos de um belo-horizontino, a arquitetura de Bilbao me chamou bastante a atenção. A cidade é repleta de construções e prédios antigos, porém a cidade mescla o tradicional e o moderno, porque apesar de não haver aglomerados de arranha-céus, existem vários pontos onde se encontram edifícios imponentes  e  que parecem ter sido esculpidos. Algumas vezes essas duas características estão num mesmo edifício, com a fachada preservada e o interior todo renovado.

Contrastes na arquitetura

Contrastes na arquitetura

Ao entrar pela primeira vez no metro de Bilbao, me senti um pouco como se estivesse em um filme do futuro. As entradas, o interior, a sinalização, a consistência entre todas as estações e o refinamento que se pode notar de como as coisas funcionam ( a intensidade da luz aumenta quando o metrô está próximo) e se encaixam chamam muito atenção.

Metrô de Bilbao

Metrô de Bilbao

O projeto de design da rede de metro foi executado pela equipe do arquiteto Norman Foster. As entradas do metro, como na foto, foram chamadas também de fosteritos em homenagem ao arquiteto. As estações são feitas em vidro, aço e concreto e passam um tom de urbano sem deixarem de ser confortáveis.

Uma das poucas vezes que se vê o metro cheio é no dia de jogo do Athletic Club ou Athletic de Bilbao, o time de futebol daqui. A paixão pelo futebol aqui é tão grande quanto a que estamos acostumados no Brasil. No caso do País Basco essa paixão vai um pouco além, porque o time é mais um símbolo emblemático da identidade basca, por não permitir que atletas não nascidos ou não criados no País Basco, Navarra ou Iparralde possam vestir a camisa.

Estádio de San Mamés

Estádio de Sam Mamés

Um dos poucos arranha-céus da cidade é a Torre Iberdrola (empresa de produção de energia), projetada pelo arquiteto argentino César Pelli, que projetou outros edifícios famosos como as Torres Petronas em Kuala Lumpur.

Torre Iberdrola e ponte levadiça de Deusto

Torre Iberdrola e ponte levadiça de Deusto

Outra construção que não da pra passar sem notar é o Departamento de Saúde do País Basco.

Departamento de Saúde do País Basco

Departamento de Saúde do País Basco

Enfim, o Casco Viejo que é o bairro mais antigo e também o local onde nasceu a cidade de Bilbao, quando os primeiros pescadores e comerciantes começaram a se fixar na beira do rio. Hoje é uma região comercial e residencial. As ruas são irregulares e estreitas e estão sempre movimentadas por causa dos bares e outros comércios.

Ruas de casco Viejo

Ruas de Casco Viejo