Pages Menu
Universidad del País Vasco – Eu estudo aqui

Universidad del País Vasco – Eu estudo aqui

Como já havia dito antes, estou estudando na Universidad del País Vasco, também chamada de Euskal Herriko Unibertsitatea (UPV/EHU). A universidade tem três campi, cada um em regiões diferentes do País Basco. Um em Álava, um em Guipúzcoa e outro em Vizcaya, onde fica a Faculdade de Bellas Artes. O campus de Vizcaya, fica ao lado da cidade de Leioa, que é uma cidade bem pequena.

Distância entre a Universidade e Bilbao

Distância entre a Universidade e Bilbao

UPV

Universidad del País Vasco – UPV

Mas em geral quem vem estudar na UPV, aluga apartamento em Bilbao, que é uma das principais cidades do País Basco. Isso acontece porque Leioa está perto, mas não tem muita estrutura. Já Bilbao tem uma estrutura urbana, comercial e cultural muito melhor, além de ter vários ônibus que levam pra universidade. Não sei se o mapa da a impressão de que é longe, mas no meu caso, por exemplo, chego na faculdade em menos de meia hora.

A faculdade tem uma estrutura bem boa ao meu ver. Bibliotecas grandes e organizadas, salas de estudo, salas com computadores pros alunos, refeitórios cantinas com preços justos, um pequeno supermercado, um pans & company …

Tudo muito bonito, o único ponto negativo é que fica concentrado no prédio central. Na faculdade de Bellas Artes, temos só umas mesas e um micro ondas no chão, tão zuado que da até medo de por nossa comida dentro. O campus não é muito grande e o prédio central fica há poucos minutos caminhando. Ou seja, é bom, mas na correria entre uma aula e outra faz falta ter algo melhor dentro da minha unidade.

Biblioteca da Bellas Artes (Detalhe para os livros secando na mesa por causa do clima muito úmido!)

Biblioteca da Bellas Artes (Detalhe para os livros secando na mesa por causa do clima muito úmido!)

 A faculdade de Bellas Artes faz jus ao nome. Paredes pintadas, intervenções e volta e meia rola uma performance, um picnic, um violão, algum protesto, etc.

A unidade oferece três graduações: Grado en Arte, Grado en Conservación y Restauración de Bienes Culturales e Grado en Creación y Diseño.

Nos dois primeiros anos, todos as três graduações tem a mesma grade, que envolvem desenho, escultura, pintura, materiais, história da arte, arte e tecnologia, etc. Eu acho interessante que um futuro designer tenha a possibilidade de aprender essas técnicas que podem ser ferramentas super valiosas na carreira, mas não acho bom passar metade do curso tendo essas matérias como obrigatórias. Curso matérias do 3º e 4º ano, e os alunos daqui tem pouquíssima noção de coisas básicas de design. Nos dois últimos anos, há mais matérias optativas e mais voltadas pro design: Embalagem, Gráfica Editorial, Identidade Visual, Ilustração, Processo de Criação, Design Gráfico Interativo, Multimídia, Comic, etc.

Toda essa estrutura acadêmica, matérias mais artísticas, professores especializados em artes lecionando matérias de design, acaba dando um viés mais artístico para a graduação.

A unidade tem salas com estruturas específicas pras matérias. Além das salas de aulas teóricas normais, há oficinas de madeira, metal, salas de pintura, laboratórios, cada um com equipamentos próprios pra uso dos alunos. Alguns liberados o tempo todo, outro trancados por segurança e precisam ter acompanhamento de algum professor ou responsável.

Sala de aula teórica

Sala de aula teórica

Oficina de madeira

Oficina de madeira

Como eu já estava no 7º período na UEMG, pra mim foi interessante poder ter contato com novas áreas.

Links úteis:

Site da Universidade

http://www.ehu.eus/es/

Link com as matérias oferecidas no curso de Creación y Diseño

http://www.ehu.eus/es/web/vicer.grado-innovacion/aurtengo-graduak-campus-ikastegia?p_auth=Ys2jOIau&p_p_id=upvehuapp_WAR_upvehuappportlet&p_p_lifecycle=1&p_p_state=normal&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-2&p_p_col_count=1&_upvehuapp_WAR_upvehuappportlet_action=redirectAction