Pages Menu
University of Oregon – Experiência acadêmica Senior Studio

University of Oregon – Experiência acadêmica Senior Studio

Nesse post vou falar um pouco sobre a matéria que faço aqui na minha universidade americana e que considero como sendo a Prática Projetual ensinada na UEMG. Ela se chama Senior Studio e pode ser feita pelos alunos que estão no 4˚ ano, considerado Senior Student.

No segundo termo fiz o Senior Studio II e uma abordagem bem interessante que eles fizeram foi o trabalho em conjunto com uma empresa de design, no caso a Groovystuff, uma empresa que faz móveis rústicos de madeira utilizando matéria-prima da Tailândia. A Groovystuff expõem os seus produtos em um dos eventos mais famosos de móveis dos EUA, que acontece todo ano. O HighPoint Market. A ideia do projeto seria fazer um produto para a Groovystuff e que seria exposto no HP MKT. O estudante do melhor projeto, ganharia uma passagem para poder expor o seu produto no evento. Ainda assim, o dono da Groovystuff, Chris Bruning, se comprometeu a assinar um termo de compromisso que daria royalties caso o produto fosse vendido no mercado.

Aula em que recebemos materias da empresa para análise

Aula em que recebemos materias da empresa para análise

O interessante foi que, logo no início do projeto, o Chris criou uma pagina no facebook para que pudéssemos postar o andamento dos projetos e então ele pudesse dar suas opiniões. O que foi muito interessante porque ele estabeleceu o que era viável produzir, quais materiais que eles utilizavam, tabelas com custos dos materias etc. No caso desse projeto, tínhamos que fazer uma nova linha de produtos para a empresa que se inspirasse no Indutrial chiq.

Dia em que Chris Burning nos visitou na faculdade | Ricado Gusman | Estados Unidos

Dia em que Chris Burning nos visitou na faculdade | Ricado Gusman | Estados Unidos

No meio do projeto ele se disponibilizou a ir na faculdade para ver como estava a produção de sua mais nova linha de produto. Tivemos que fazer modelos das principais ideias e apresentar pra ele. Nesse dia, ele comentou pontos cruciais para que pudéssemos finalizar e partir para fazer o produto em escala real.

Apresentacao Final ao lado da minha professora

Apresentacao Final ao lado da minha professora

No final, apresentamos o projeto para os professores e fizemos uma votação para eleger qual seria o que representaria a turma no evento. Infelizmente não fui selecionado, mas pude ter a experiência de “trabalhar” para uma empresa, o que foi totalmente novo para mim. Além disso, receber feedbacks diretamente do proprietário da marca foi muito enriquecedor porque pudemos aprender como um produto deve ser encaixado no mercado, além de como trabalhar com as tendências do mercado. Enfim, uma aula bastante produtiva e que com certeza vou lembrá-la sempre que fizer algum projeto novo.