Pages Menu
WTF! O que você está fazendo na Coréia?

WTF! O que você está fazendo na Coréia?

Posso começar respondendo a pergunta que sempre me fazem: WTF! O que você está fazendo na Coréia?

A resposta é bem simples: eu vim estudar design de produto. A partir daí eu percebo que preciso apresentar alguns conceitos: A educação da Coréia do Sul está entre as 10 melhores do mundo; A universidade que estudo aqui está entre as 30 melhores do mundo, entre as 10 melhores da Ásia. É um país desenvolvido, com fortes marcas  multinacionais (Hyundai, LG, Sansumg…). E isso tudo foi desenvolvido nos últimos 30 anos, quando houve o cessar-fogo entre as duas Coréias. Ou seja, a economia do país está em plena explosão. As cidades não param, as empresas não param, as pessoas não param, e tudo se move visando o desenvolvimento conjunto da nação. Algo que muitos não acreditam ser sincero, até chegar aqui e entender como a restauração da nação é algo presente no ideal de quase todos os Coreanos.

Em um contexto como este não faltam oportunidades de aprendizado profissional. No meu primeiro semestre tive aula com dois professores: um é designer senior da Mercedes Benz, o outro é o designer/ engenheiro chefe da KIA Motors. Em um semestre aprendi a desenhar da linha reta a carros em mídia digital, a modelar 3D em Solidworks e Alias Design, e técnicas de mockup com isopor, polimeros, arame e gesso. Durante minhas férias de verão trabalhei como estagiário na KIA Motors, onde aprendi muito sobre design de carros e desenvolvi um carro conceito para a América Latina. Oportunidades não faltam, mas o ritmo é muito, muito puxado para aproveitar todas ao máximo.

Culturamente eu posso dizer que a Coréia é exatamente o oposto do Brasil, mesmo. Simplesmente é tudo ao contrário. Inclusive, se você cavar um buraco do sul do Brasil em direção ao centro da Terra, algum dia você deve sair aqui. São exatamente 12 horas de diferença no fuso horário.

Vou tentar explorar cada tema no blog. Vou começar com um vídeo da viagem de Uberlândia, Minas Gerais até Daejeon, South Korea.